Promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde estamos presentes é mais do que um compromisso institucional da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, é uma responsabilidade que assumimos com seriedade e ação. Acreditamos que crescimento econômico edesenvolvimento social devem caminhar juntos, orientando cada projeto que realizamos ao lado dos nossos associados.
Entre os projetos que nos enchem de orgulho está o Recuperando Nascentes, que reúne cerca de 8 mil voluntários e já atingiu a marca de 140 mil mudas nativas plantadas em mais de 130 nascentes dos rios dos municípios da área de atuação da cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA. Essa iniciativa foi reconhecida com o "Prêmio Orgulho do Padre", entregue pela Fundação Sicredi às melhores práticas que contribuem para a construção de um futuro mais sustentável e cooperativo.
Aliado ao propósito de aumento da disponibilidade de água para o futuro e promover o equilíbrio ambiental como uso sustentável dos recursos naturais, a Sicredi Integração MT/AP/PA desenvolve ainda o projeto Ecobarreiras.
Por meio de instalação de barreiras flutuantes em pontos estratégicos, conseguimos reter resíduos sólidos nos rios e dar a eles a destinação correta, contribuindo para a limpeza e preservação dos nossos recursos hídricos. Essa ação reforça nosso compromisso ambiental e integra a comunidade em uma corrente de conscientização e responsabilidade.É uma ação que transforma o propósito em realidade, garantindo que as próximas gerações também possam usufruir da riqueza hídrica da nossa região.
Elaboramos ainda o projeto “Presente aos Municípios”, uma iniciativa que oferta doações a projetos sociais, ambientais, educativos ou esportivos que sejam realizados nos municípios onde a cooperativa tem presença física. Essa é mais uma ação para aproximar a cooperativa das comunidades, incentivar o seu desenvolvimento e transformar a vida das pessoas nesses locais. Somente em 2024 foram 116 projetos contemplados com um investimento de mais de R$ 850 mil. Para este ano, a expectativa é atender um número bem maior de entidades e valores doares.
No âmbito educacional, a Sicredi Integração MT/AP/PA realiza ações para estimular a educação financeira. Desde 2020 desenvolve o programa Cooperação na Ponta do Lápis, composto por ações planejadas que atendem necessidades de jovens, crianças e adultos. O programa busca levar educação financeira para as regiões de atuação. Em 2024, impactou mais de 2,6 mil pessoas.
Também avançamos em nossa estratégia de sustentabilidade com investimentos da Central Centro Norte em energia limpa e que impacta em nossa cooperativa. São quatro usinas solares na região, sendo duas em Mato Grosso, uma no Pará e uma no Acre, que juntas evitam a emissão de mais de 123 mil toneladas de carbono em 25 anos. Além disso, incentivamos nossos associados a adotarem essa solução sustentável, oferecendo crédito específico para projetos de energia solar.
Por fim, reafirmamos nossa atuação como signatários do Pacto Global da ONU, compromisso assumido desde 2020, que nos orienta a desenvolver soluções responsáveis, promover o desenvolvimento local e fomentar o cooperativismo em todos os níveis.
Seguiremos atuando com responsabilidade, inovação e compromisso com as pessoas e com o meio ambiente, porque acreditamos que esse é o caminho para um futuro mais próspero e sustentável para todos.
Marco Túlio Duarte Soares é presidente do Sicredi Integração MT/AP/PA